Governos devem promover a oferta de alimentos saudáveis nos equipamentos públicos

A Organização Mundial da Saúde está solicitando que os governos promovam a oferta de alimentos saudáveis em seus equipamentos e instalações públicas!

Uma nova estrutura de ação da OMS para desenvolver e implementar políticas públicas de aquisição de alimentos e serviços para uma dieta saudável visa aumentar a disponibilidade de alimentos saudáveis ​​por meio do estabelecimento de critérios nutricionais para alimentos servidos e vendidos em ambientes públicos.

No Brasil, desde 2006, temos o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde criado por especialistas da área do Brasil e fora do país. Tem embasamento científico e fácil leitura, com diversos reconhecimentos internacionais.

Promove a saúde e orienta políticas públicas em diferentes setores, para proteção de uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

É de conhecimento geral, após pesquisas comprovatórias, da relação direta de má ou baixa qualidade da alimentação com o aumento das DCNT´s, doenças crônicas não transmissíveis, um problema crítico para a saúde pública. O que torna esse projeto altamente relevante para a prevenção a doenças e manutenção da boa saúde.

A constituição brasileira define que todos tem direito à saúde, alimentação adequada e saudável e portanto, devem ter acesso a essa alimentação nutritiva e natural, além do acesso à educação alimentar.

A segurança alimentar é uma necessidade urgente do planeta e estamos vivendo um momento de mudanças sem precedentes, onde sociedade civil, empresas, governos, entidades estão alinhados com esse propósito de uma nova economia regenerativa que recuperará a saúde do planeta e consequentemente, dos seres humanos.

#cidadesinteligentes #microeconomiacircular #orgânicos #economiaregenerativa #segurançaalimentar #nutrição #politicaspublicas

Fonte:
https://lnkd.in/de_thTh