Continuamos na estação Outono!


A Natureza oferece nesta estação, cultivares que favoreçam nossa imunidade e em se tratando de tempos de Covid-19, maior é a nossa responsabilidade em manter nosso organismo saudável para nos proteger e proteger quem faz parte do nosso convívio.


E o melhor match da alimentação é você escolher o seu cardápio favorito feito com a matéria prima orgânica, certo?


Mensalmente, as nossas cozinheiras independentes, do Projeto Santinhas, em conjunto com a nossa área de Qualidade, faz um estudo sobre os melhores ingredientes da estação, frescos, isentos de agrotóxicos e cuidando do meio ambiente.


São elaborados cardápios temáticos, como:


Low Carb - esse tipo de refeição propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia.

Sem Carne - A campanha Segunda Sem Carne propõe conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para a alimentação tem sobre os animais, a sociedade, as saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.

Vegano - com o objetivo de diminuir o consumo de produtos de origem animal a linha vegana propõem conscientizar as pessoas sobre os impactos do uso desses produtos tem na alimentação, nos animais, na sociedade, na saúde humana e no planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir ingredientes de origem animal por ingredientes vegetais.

Sem Desperdício - há o aproveitamento integral dos insumos que compõem a refeição.

Convencional - refeição com ingredientes de proteína animal, equilibrada em termos nutricionais.


Os ingredientes que foram utilizados no preparo das refeições respeitaram a safra vigente. Veja abaixo, alguns exemplos das refeições, seus ingredientes e respectivos benefícios:


Frango cozido com cenoura, chuchu com ovo e couve refogada - low carb

O frango é uma carne magra que contém baixo índice de gordura. É rica em vitamina A, B6 e B12, além de riboflavina, tiamina, niacina, assim como minerais.

A cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada. Fonte de fibras, minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. A pele está constantemente exposta ao sol, raios ultravioletas e componentes presentes na poluição. Por conter sustâncias com ação antioxidante, a cenoura pode ajudar a combater os efeitos nocivos dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

A couve é uma hortaliça bastante conhecida e faz parte da família do brócolis, do repolho, da couve-flor e do rabanete. A couve-manteiga é rica em fibras, é fonte de ferro, cálcio, vitaminas A, C, K e ácido fólico. E também possui antioxidantes importantes.

O chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, o chuchu pode ser uma boa alternativa para quem quer emagrecer. A fibras presentes no chuchu podem ajudar a amenizar a prisão de ventre e a normalizar os movimentos intestinais. Cada chuchu contém cerca de 3,5 gramas de fibra, o que contribui com 14% da necessidade diária de consumo de fibras.


Risoto de palmito vegano acompanhado de ratatouille – vegano

O palmito é um alimento extraído de algumas espécies de palmeiras —açaí, pupunha, juçara e real. E apesar dessa variedade, eles têm muito em comum: fibras, cálcio, potássio, sódio, magnésio, zinco, vitamina C e outros antioxidantes. O sabor é levemente ácido, a textura é macia e possui um formato cilíndrico. Seu interior é cheio de camadas fibrosas. 

O ratatouille é uma receita francesa e o mix de legumes que o compõe proporciona vários nutrientes e um só prato. Como por exemplo fonte de ferro, fitoestol, ômega 3 e ômega 6 vindos da abobrinha, rico em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio e potássio vindos da berinjela, e ainda rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno que estão presentes nos pimentões do prato.


São inúmeros os benefícios para sua saúde e da sua família, trazendo mais disposição e bem estar!


Outro benefício tem relação com o planejamento de compras: você sabia que a média do desperdício dos alimentos nas residências é de 30% aproximadamente? Isso acontece devido a falta de planejamento efetivo das compras. Aqui, na Santa Food, você pode se programar para fazer a sua feira orgânica digital semanalmente, comprando pelo site de forma prática e receber em casa, via delivery, com segurança.


Pode também adquirir os pacotes de refeições orgânicas preparadas com muito carinho e qualidade pelas nossas Santinhas, de acordo com nosso padrão. Desta forma, você terá refeições prontas para consumir para suas visitas, para um momento de correria, para levar para o trabalho.


Veja as vantagens em adquirir os pacotes com antecedência:


1. Evitar gastos não previstos com compras de última hora;

2. Manter sua alimentação saborosa, nutritiva e isenta de agrotóxicos;

3. Desconto no valor por unidade;

4. Economia no valor do frete;

5. Apoio a causa social e ambiental, ajudando a gerar renda para famílias urbanas e rurais que fazem parte da nossa comunidade. \O/


Comprar alimentos com planejamento, principalmente, sendo orgânicos, colabora para a saúde e bem estar do planeta também!