Chegou o outono, a estação sépia.

 

Também conhecida como a estação da beleza, retratada por artistas pintores.

 

Agora saímos do calor do verão para uma queda gradativa de temperatura, ventos mais fortes e aquela característica neblina matinal do outono!

 

No nosso dia a dia, essa virada de estação torna as noites mais longas, devido a transição para o inverno, mas e na colheita? Como o outono afeta a natureza?

 

A época é conhecida como "tempo de colheita", pois recolhemos os frutos que o sol forte do verão cultivou, mas também é tempo de poupar, para nos preparar para a próxima estação fria, o inverno.

 

Devido às características da temperatura nesta época do ano, o Outono provém alimentos que favoreçam a interiorização. Do ponto de vista cultural, é tratada como uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança.

 

Segundo o blog Doce Limão, da química Conceição Trucom, é época de consumir raízes, tubérculos e sementes que são ricos em minerais para cuidar da pele, cérebro, rins e estruturas importantes como ossos e dentes.

 

Também é conhecida como a época das frutas, abundante e saborosos frutos são colhidos nesta época, repletas de vitaminas e nutrientes que favoreçam nosso organismo.

 

Frutas: tangerina, mamão, limão, laranja, kiwi, goiaba, pêra, abacate, banana, maracujá, maçã;

 

Legumes: abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, ervilhas, inhame, mandioca, milho-verde, mandioquinha, mostarda, nabo e rabanete;

 

Verdura: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis, couve, erva-doce, espinafre, repolho, rúcula e salsão.

 

Para inspirar e cuidar melhor da nossa imunidade nesta época do ano, segue a indicação de três refeições do nosso cardápio de Abril:

 

Low Carb – Carne cozida acompanhada de purê de batata doce e vagem refogada

Vegano – Almondegas veganas acompanhadas de arroz negro e abobrinha refogada com cenoura

Convencional – Frango assado com molho de mostarda e mel acompanhado de arroz integral e couve refogada

Sem Desperdício – Lasanha de beringela à bolonhesa

 

A cultura orgânica respeita o ciclo natural dos cultivos de época e da região, com isenção dos agrotóxicos, favorecem a nossa saúde, tem muito mais sabor e duram muito mais. É uma boa prática, aproveitarmos as cascas dos alimentos que contém muitos nutrientes, às vezes, mais do que na polpa dos alimentos. Esse aproveitamento traz dois benefícios muito importantes:


1. Aproveitamento do alimento integral - reduzindo desperdícios e contribuindo para a redução da fome;

2. Nutrição de alta qualidade uma vez que as cascas contêm muitos benefícios à nossa saúde.

 

Por isso, garantir a segurança alimentar consumindo produtos sem agrotóxicos é mais do que necessário, é vida.